quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Transporte público: funciona?

Não é de ontem que o povo paulista reclama dos metrôs, ônibus etc. Mas, com o acontecimento que ocorreu na linha 3 do metrô, a vermelha, foi o fim, pois trabalhadores andaram pelos trilhos correndo risco de vida. E onde está o governo essa hora? O que fazer? Quais são as atitudes que nós usuários temos que tomar? Será que apedrejar e destruir o nosso patrimônio, ou melhor, nosso dinheiro, pois somos nós que sustentamos e pagamos por isso é a solução?

E você, qual sua opinião sobre o acontecimento de ontem e sobre o transporte público?

OBS: Lembrando que hoje é o dia mundial sem carro!

5 comentários:

  1. Quando é pra elogiar eu elogio, quando e pra descer a lenha eu desço a lenha em quem for, o transporte público melhorou muito, mas muito mesmo, principalmente os trens e metrô, eu como usuário da linha 10 turquesa da CPTM, vejo enorme melhoria, tenho só a elogiar o trabalho que que está em execução com os Trens da CPTM e com o Metropolitano de São Paulo, o ocorrido ontem, foi um problema técnico, que ocorre nos mais conceituados transportes do mundo, nenhum transporte é 100%...

    ...MAS, OS ÔNIBUS TEM MUITA COISA QUE MELHORAR AINDA, MORRE PELO MENOS UM TRABALHADOR POR DIAS COM ESSA PALHAÇADA E ÔNIBUS ANDAR DE PORTA ABERTA, DE DISPUTA DE PASSAGEIROS POR PARTE DOS MOTORISTAS DAS COOPERATIVAS DE MICRO-ÔNUBUS, E OS ESCAMBAL A 4, EM SANTO ANDRÉ, TODO SANTO DIA TEM UM PROBLEMA NA MALDIÇÃO DAS LINHAS DE TRÓLEBUS, EM SÃO PAULO NEGO ANDA PINDURADO PRA FORA, EM MAUÁ O ONIBUS PARECE TRANSPORTE DE CADEIA, PORQUE SÓ TEM VAGABUNDO, CADÊ A SEGURANÇA NOS ÔNIBUS, CADÊ MAIS ONIBUS NA LINHA, CADE AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS, DAQUI UNS DIAS VAMOS ESTAR ANDANDO DE PAU DE ARARA PORQUE É MAIS SEGURO DO QUE OS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, O EXPANSÃO SÃO PAULO TEM QUE FUNCIONAR PARA AS LINHAS DE ONIBUS TAMBÉM...

    A NÃO SER QUE NA COMPRA DA SUA PASSAGEM DE ÔNIBUS, OU NO PAGAMENTO DA TARIFA PARA O COBRADOR, ESTEJA INCLUSO UM PLANO DE SAÚDE E UM SEGURO DE VIDA E NINGUÉM SABE NUM SEI..

    ResponderExcluir
  2. O Governo tem que apoiar transportes alternativos que resolvam o problema do transito e favoreçam o trabalhador. E incentivar a criação de novos polos de empregos fora dos centros para que o trabalhador não precise gastar muito tempo para chegar ao trabalho. Porque também não adianta fazer um ciclovia da minha casa até o centro pois eu não vou conseguir pedalar 30 km pra ir e mais 30 km pra voltar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a pessoa de cima quando diz que o transporte público melhorou no que diz respeito à trens e metrô. Eu particularmente fui muito beneficiada com a extensão da linha verde do metrô, por exemplo. Levo 50 minutos pra ir trabalhar... de ônibus levaria no mínimo 1h20. Por outro lado, agora que as melhorias nesta linha estão completas, o plausível é que o governo volte os olhos para as linhas azul e vermelha, que definitivamente precisam de melhorias. Aquele sistema de "Embarque melhor" que acontece na Sé no horário de pico para quem vai sentido Corinthians-Itaquera mais atrapalha do que ajuda.
    Mas, na minha singela opinião, o grande problema é: o brasileiro tem preconceito demais e educação de menos. O que lhe sobra de insatisfação, falta em bons modos. Nenhum sistema é imune a falhas, pode acontecer aqui, pode acontecer em Nova York ou em Tóquio. Mas basta um erro pro povo fazer valer a fama: 17 trens depredados. E não acredito que isso resolveu muita coisa.
    O pior é que nem precisa ter um dia de pane pra perceber essa situação: é só pegar metrô ou trem em um dia qualquer no horário de pico. As pessoas não estão nem aí se a pessoa da frente tá grávida, é idosa, homem, mulher, só querem entrar no trem. O pessoal que tenta sair na estação é praticamente prensado. Eu mesmo entro no metro pensando se vou conseguir sair na estação que eu preciso.
    Tenho uma amiga que já foi pisoteada porque tropeçou na hora de sair do vagão do trem e quase caiu nos trilhos pq ninguém tá nem aí. Então é muito fácil botar a culpa só no governo, mas é só pegar o jornal: vc vai ver que se a atitude dos passageiros fosse outra, a pane teria durado bem menos.

    ResponderExcluir
  4. Bom na minha opinião o transporte é ótimo, mesmo porque eu só ando de carro... quero que vocês pobres andem apertados e fiquem fedorentos, eu estando com meu carro com conforto e ouvindo um som é o que preciso... o negócio é trabalhar e comprar seu carro e que se dane o tranporte. E ME FAÇAM UM FAVOR... COMO HOJE É O DIA SEM CARRO, ANDEM DE TRANSPORTE E DEIXEM O TRÂNSITO LIVRE PARA MIM.

    ResponderExcluir
  5. Minha opinião é que o transporte é um meio para todos e ele só funciona se a cidade funciona. Há muito o que melhorar, claro que sim. Meios de transportes que facilitam os caminhos de chegada da população ajuda e muito. Mas uma falha no sistema gera o tumulto e transtorno. Então não é o transporte o problema e sim a educação. A favor do transporte público sim! Valéria.

    ResponderExcluir